Tecnologia da Informação (TI)
O que é tecnologia da informação?
Tecnologia da informação (TI) é o uso de qualquer computador, armazenamento, rede e outros dispositivos físicos, infraestrutura e processos para criar, processar, armazenar, proteger e trocar todas as formas de dados eletrônicos. Normalmente, a TI é usada no contexto de operações comerciais, em oposição à tecnologia usada para fins pessoais ou de entretenimento. O uso comercial da TI abrange tanto a tecnologia de computadores quanto as telecomunicações.
O que a tecnologia da informação abrange?
O departamento de TI garante que os sistemas, redes, dados e aplicativos da organização se conectem e funcionem corretamente. A equipe de TI lida com três áreas principais:
- implanta e mantém aplicativos de negócios, serviços e infraestrutura (servidores, redes, armazenamento);
- monitora, otimiza e soluciona problemas de desempenho de aplicativos , serviços e infraestrutura; e
- supervisiona a segurança e a governança de aplicativos, serviços e infraestrutura.
A maioria da equipe de TI tem responsabilidades diferentes dentro da equipe que se dividem em várias áreas-chave, incluindo:
- Administração. Os administradores lidam com a implantação, operação e monitoramento diários de um ambiente de TI, incluindo sistemas, redes e aplicativos. Os administradores geralmente executam uma série de outras tarefas, como atualizações de software, treinamento de usuários, gerenciamento de licenças de software, compras, segurança, gerenciamento de dados e observação da aderência aos requisitos de conformidade e processos de negócios.
- Apoio, suporte. A equipe de suporte técnico é especializada em responder perguntas, coletar informações e direcionar os esforços de solução de problemas de hardware e software. O suporte de TI geralmente inclui gerenciamento de mudanças e ativos de TI, ajudando os administradores com compras, lidando com backup e recuperação de dados e aplicativos, monitorando e analisando logs e outras ferramentas de monitoramento de desempenho e seguindo fluxos de trabalho e processos de suporte estabelecidos.
- Formulários. As empresas dependem de software para realizar o trabalho. Alguns aplicativos são adquiridos e implantados de terceiros, como aplicativos de servidor de e-mail. Mas muitas organizações mantêm uma equipe de desenvolvedores qualificados que criam os aplicativos e interfaces - como APIs - necessários para fornecer recursos e serviços críticos de negócios. Os aplicativos podem ser codificados em uma ampla variedade de linguagens populares e integrados a outros aplicativos para criar interações suaves e contínuas entre diferentes aplicativos. Os desenvolvedores também podem ser encarregados de criar sites comerciais interativos e criar aplicativos móveis. A tendência em direção a paradigmas de desenvolvimento ágil ou contínuo exige que os desenvolvedores estejam cada vez mais envolvidos com as operações de TI, como implantação e monitoramento de aplicativos.
- Conformidade. As empresas são obrigadas a observar vários requisitos regulatórios governamentais e industriais. A equipe de TI desempenha um papel importante na proteção e monitoramento do acesso aos dados e aplicativos de negócios para garantir que esses recursos sejam usados de acordo com a política de governança de negócios estabelecida que atenda aos requisitos regulamentares. Essa equipe está profundamente envolvida com as tarefas de segurança e interage rotineiramente com as equipes jurídicas e de negócios para prevenir, detectar, investigar e relatar possíveis violações.